O plano financeiro é indispensável para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado e ainda expandir os negócios. Saiba como desenvolver o seu neste artigo!

Você é empreendedor e decidiu expandir seus negócios ou simplesmente está com dificuldade para equilibrar a gestão da sua empresa? Isso pode estar acontecendo pela falta de plano financeiro. Ele faz parte do plano de negócio, ou seja, do documento que apresenta todas as informações minuciosas sobre o negócio e sobre o mercado no qual ele está inserido.

Por meio de planejamento financeiro, o empreendedor poderá projetar o crescimento da sua empresa, compreender a quantidade exata de recursos que ele tem e muito mais. Diante disso, é fundamental que toda empresa tenha um plano financeiro.

Entenda o que é um plano financeiro

Entenda o que é um plano financeiro

Lawrence Gitman explica, em seu livro Princípios da Administração Financeira, que o “planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos”.

Ele ainda enfatiza que “dois aspectos-chave do planejamento financeiro são o planejamento de caixa e de lucros. O primeiro envolve o planejamento do orçamento de caixa da empresa; por sua vez, o planejamento de lucros é normalmente realizado por meio de demonstrativos financeiros projetados, os quais são úteis para fins de planejamento financeiro interno, como também comumente exigidos pelos credores atuais e futuros”.

Algumas vantagens de desenvolver o planejamento financeiro da sua empresa

Uma das principais dificuldades dos empreendedores brasileiros é com o planejamento, principalmente financeiro. Por conta disso, seis a cada dez empresas fecham em menos de cinco anos, segundo o IBGE.

Diante do cenário, é fundamental que o empreendedor tenha em suas mãos todos os demonstrativos financeiros da sua empresa. Abaixo explicamos algumas vantagens disso.

Gestão eficiente

O plano permitirá que o empreendedor consiga desenvolver uma gestão financeira muito mais eficiente. Afinal, ele terá todos os dados financeiros da sua empresa em mãos. Desta forma, as decisões tanto de investimento quanto de redução de gastos podem ser realizadas com muito mais exatidão.

Investir com segurança

O investimento é o único caminho para que a empresa consiga crescer cada vez mais. Só que sem um plano financeiro, investir pode ser muito arriscado. O plano permitirá, por exemplo, projetar o crescimento da empresa, compreender em quais áreas o investimento, de fato, pode gerar um bom retorno.

Decisões estratégicas

Você sabe, por exemplo, qual o setor da sua empresa que mais gera despesas ou qual gera mais lucro? As informações são importantes e podem ser obtidas por meio de um plano financeiro. A partir de dados como esses, o empreendedor poderá tomar decisões estratégicas para manter a vida financeira da sua empresa em equilíbrio.

Saiba como desenvolver o seu plano financeiro

Planejamento Financeiro

Antes de apresentar o caminho para uma gestão financeira eficiente, é fundamental ressaltar novamente que o plano financeiro faz parte do plano de negócio. Essa último é indispensável para uma gestão de qualidade.

Por isso, antes de desenvolver o financeiro, a recomendação é aprender como desenvolver o plano de negócio. Caso você já saiba, continue por aqui e aprenda como melhorar a gestão financeira da sua empresa.

Defina os objetivos

O empreendedor deve saber exatamente onde deseja chegar com a sua empresa. Caso contrário, poderá apenas continuar existindo e sem nenhuma ideia de onde ir. Sendo assim, o primeiro passo do plano financeiro é definir quais são os objetivos da empresa.

Em seguida, é fundamental definir também quais são as metas que devem ser alcançadas para conquistar todos os objetivos. Exemplificando: supondo que uma empresa tenha o objetivo de crescer 50% suas vendas em um ano.

Para isso, uma série de metas deverem ser atingidas, como aumentar a equipe de vendas, melhorar o produto etc. Entenda a diferença entre objetivo e meta? O primeiro é onde se quer chegar e o segundo explica quais caminhos serão necessários seguir.

Desenvolva um controle financeiro

Muitos empresários podem achar que, por ter dinheiro sobrando no caixa, a empresa está no azul. Só que isso não é necessariamente uma verdade. Por exemplo, se a empresa recebe muito a vista, mas tem maior tempo para pagar os fornecedores, isso, certamente, fará com que sobre dinheiro no caixa.

No entanto, esse dinheiro pode estar comprometido para o pagamento de contas no futuro. É por isso que um dos passos para desenvolver um plano financeiro é colocar em prática um controle rigoroso.

É essencial que a empresa tenha um controle do fluxo de caixa. Por meio do controle, o empresário saberá a quantidade exata de entrada e saída de dinheiro. A informação permitirá desenvolver uma gestão mais prática e segura.

Projete o crescimento da empresa

Sabendo o quanto entra diariamente na empresa e também o quanto saí, o empreendedor poderá começar a projetar o crescimento mensal e anual do seu negócio. O dado é importante, pois permite investir com mais segurança.

Calcule o ROI

Todos os investimentos da sua empresa devem contar com o cálculo do ROI. A fórmula permite compreender qual é o retorno sobre o investimento. Sendo assim, o empreendedor saberá se está ou não investindo de forma eficiente.

Defina bons fornecedores

Seu fornecedor oferece produtos de qualidade e com preço realmente atrativo? Pensar sobre isso também faz parte do plano financeiro. O empresário deve contar com fornecedores que, de fato, agreguem valor ao seu negócio e que também possibilitem preços justos e bons prazos de pagamento.

Para finalizar, devemos destacar que as dicas mencionadas neste artigo são apenas um ponto de partida para desenvolver um plano financeiro eficiente. É essencial ir além e, para isso, contar com novos conhecimentos é o melhor caminho. Leia nosso artigo e conheça 5 ferramentas de gestão financeira. 

FONTE: Abertura Simples por Nathalia Marques

Abrir Chat
Chat via WhatsApp?
Olá 👋, como vai?
Se precisar de ajuda, estamos a disposição.
Basta clicar no botão ABRIR CHAT e inicie uma conversa conosco agora mesmo!